terça-feira, 12 de agosto de 2008

Reflexões sobre o Conhecimento

Todo aquele que ensina,deve refletir sobre: O nosso fazer pedagógico, é Fazer "Para" ou Fazer "com"?
Se fazemos "para":fragmentamos;discriminamos muitas vezes;distorcemos situações;ficamos a uma certa distância do aprendiz.

Se fazemos "com":caminhamos lado-a-lado;observamo-nos melhor ;descobrimo-nos;permutamos;ouvimos;aprendemos a conhecer as disposições um do outro;fazemos juntos as descobertas do caminho.

Segundo Edgar Morin,precisamos aprender a ensinar :a condição humana;a identidade terrena;a enfrentar as incertezas;a compreensão;
a ética do gênero humano;


Não podemos nos deter diante das cegueiras do conhecimento que são o Erro e a Ilusão.Esse ,o grande desafio da Educação:"...mostrar que ,não há conhecimento que não esteja,em algum grau,ameaçado pelo erro e pela ilusão.O conhecimento não é um espelho das coisas ou do mundo externo.Todas as percepções são ao mesmo tempo traduções e reconstruções cerebrais com base em estímulos ou sinais capitados e codificados pelos sentidos"...
Daí, o tomarmos cuidado,com os inúmeros erros de percepção que nos vêm de nosso sentido mais confiável,o da visão,que vão se acrescentando ao erro intelectual, que originam os erros de concepção e de idéias.
É hora de parar para pensar e redirecionar nossa prática , nossa postura filosófica:quem educa? quem ensina?quem aprende?como estamos ensinando?o que estamos ensinando?para quê estamos ensinando,e por fim,para "quem" ou, com "quem",estamos a trilhar no caminho do aprendizado?

você também já parou para pensar?
Chega de reproduzir alienação,para o bem nosso e de nosso aluno!

Livro indicado para leitura:
Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro( de Edgar Morin)
Nazareth

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